segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jaga Jazzist | Release And Download.



O grupo norueguês Jaga Jazzist é formado por 10 músicos, o que certamente deve ser um grande problema na hora de marcar ensaio. Por outro lado, a diversidade de influências é enorme e isso se reflete na música. O resultado é um jazz experimental com elementos da música eletrônica e do indie rock. Os instrumentos usados pela banda incluem um trompete, um trombone, uma guitarra, um baixo, uma tuba, dois clarinetes, um piano Fender Rhodes, um vibrafone e diversos aparatos eletrônicos.

A banda se formou em 1994 na cidade de Tonsberg na Noruega com o nome de Jævla Jazzist. Alguns integrantes tinham apenas 14 anos, incluindo o principal compositor da banda, Lars Horntveth. Lançaram seu primeiro álbum em 1996 com o nome de Grete Stitz - um possível trocadilho com “Greatest Hits”. Após mudarem o nome para Jaga Jazzist, gravaram alguns EPs e lançaram em 2001 “A Livingroom Hush”. O álbum foi bem recebido pela crítica e vendeu 15000 cópias só na Noruega. Foi o suficiente para chamar a atenção da gravadora Ninja Tune, com quem assinaram contrato e passaram a lançar discos com distribuição internacional. A banda entrou em turnê e, pelo que se sabe, nunca mais parou. O Jaga Jazzist é conhecido por suas turnês extensas que chegam a incluir semanas inteiras de shows, de segunda a domingo, sem tempo para descanso.

Em 2002, a fama se alargou pela Europa graças à turnê e ao novo álbum, “The Stix”, nomeado pela BBC como o melhor disco de jazz daquele ano. “The Stix” apresentava o som da banda mergulhado mais profundamente no mundo da eletrônica, com batidas quebradas e sintetizadores entrando em perfeita harmonia com os metais da banda. Em 2005, eles voltaram com um novo álbum: “What We Must”. Dessa vez, o som característico da banda veio imerso em influências roqueiras. Várias camadas de instrumentos formando uma grandiosa massa sonora, como se o Miles Davis fizesse uma jam com o My Bloody Valentine. Recentemente, o trompetista Mathias Eick ganhou o prêmio de Novo Talento no IJFO International Jazz Award, premiação organizada pela International Jazz Festivals Organization que intenciona impulsionar a carreira de novos músicos dando aos vencedores uma turnê internacional por conta da casa. Nada mal, hein? Quem sabe eles não aparecem por aqui?

Para conhecer mais dos caras, visitem a página deles: http://www.jagajazzist.com

Por Cassiano Rodka.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Álbum: A Livingroom Hush
Label: Ninja Tune
Released: 17/06/2003

TRACKS:
01. Animal Chin - 4:07
02. Going Down - 5:20
03. Press Play - 1:16
04. Airborne - 5:13
05. Real Racecars Have Doors - 4:15
06. Low Battery - 5:50
07. Midget - 2:32
08. Made For Radio - 5:22
09. Lithuania - 8:38
10. Cinematic - 6:22





Nenhum comentário: