quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Uma das formas de acessar a espiritualidade...


O SOM E A MÚSICA
Presentes em todas as religiões, eles são veículos que conduzem a Deus.

" A espiritualidade cristã afirma que, "no princípio, era o Verbo", a palavra criadora de Deus. Também na espiritualidade indiana, o Aum ou Om, o Som Primordial, é considerado a primeira manifestação do divino. Não se trata, é claro, do som articulado e audível, que necessita de um meio material para se propagar. Esse é apenas o quarto e último estágio do som. Aum ou Om é o primeiro. Não é a voz de Deus, mas a própria divindade em vibração.
Pela repetição dessa sílaba, o iogue sintoniza sua consciência com o divino. Por isso, quase todos os mantras começam com Aum ou Om.
O emprego do som como um veículo para estados superiores de consciência está presente em todas as tradições espirituais autênticas. o xamã antigo tinha suas canções de poder, recebidas do plano espiritual ou transmitidas pelos sons da natureza (o pio da coruja, o farfalhar do pinheiro etc.). No candomblé afro-brasileiro, cada orixá é convidado a descer ao terreiro com um toque específico do atabaque. E os padres do monte Atos, na Grécia, até hoje alcançam o transe místico sincronizando a recitação da frase Kyrie eleison ("Senhor, tende misericórdia") com o ritmo respiratório. Procedimento semelhante é adotado por cabalistas judeus e sufis muçulmanos. Recuperando sua força original, que nossa ruidosa civilização esqueceu, a palavra evoca (lembra) e invoca (chama) a presença divina."

texto retirado da matéria "Dossiê: Espiritualidade" da revista "Bons Fluídos", editora Abril.

matéria impressa na publicação de Novembro/2008.

Nenhum comentário: