quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nicola Conte: Rituals (2008)

Biografia>Fonte>Last.fm

Como qualquer músico profissional com um passado ligado à música electrónica e ao acid-jazz, Nicola Conte é um colecionador inveterado de discos, raridades em vinil que lhe permitam encontrar novos projectos e sonoridades. Para o álbum ‘Other Directions’, foi buscar referências ao jazz dos anos 50 e 60, época em que este género musical começou a desprender-se das fórmulas clássicas das big bands norte-americanas.

Natural da cidade italiana de Bari, Conte foi, durante algum tempo, DJ no coletivo artístico Fez, espaço que lhe permitiu apurar o gosto pelo acid-jazz de Paolo Achenza Trio, Quintetto X, Fez Combo ou Intensive Jazz Sextet. As pistas de dança foram o território onde se sentiu mais confortável — explorando também a bossa nova e outros ritmos latinos e afro-americanos —, embora, como estudante de música clássica, sempre sentisse atraído pelas atmosferas densas do jazz.

Depois de álbuns como ‘Bossa Per Due’ e ‘Jet Sounds Revisited’, que, na verdade, são o mesmo disco mas editados em locais diferentes [o primeiro na América, o segundo na Europa], Nicola Conte tornou-se o primeiro artista italiano a assinar pela prestigiada editora Blue Note. ‘Other Directions’ é um disco de temas sensíveis, luminosos, que une a vontade de revisitar sonoridades dos grandes nomes clássicos do jazz como Miles Davis, John Coltrane e Antônio Carlos Jobim com o mérito de construir melodias que transportam para ambientes visuais.

Neste passeio oscilante entre a música e o cinema, as canções mantêm o equilíbrio rítmico e criam uma ruptura premeditada face aos temas ‘Arabesque’ ou ‘Forma 2000’ dos trabalhos anteriores. Alguns temas, como ‘Nefertiti’, contam com a voz sofisticada e doce da cantora Cristina Zavalloni.

--------------------------------------------------------------------------------
Artista: Nicola Conte
Álbum: Rituals
Gravadora: Emarcy
Ano: 2008



01. Karma Flower
02. The Nubian Queens
03. Like Leaves in The Wind
04. Love in
05. Awakening
06. Paper Clouds
07. I See all Shades of you
08. Macedonia
09. Songs For The Seasons
10. Red Sun
11. Black is the Graceful Veil
12. Caravan
13. Rituals

5 comentários:

Júlia Teixeira disse...

O link desse cd tá desativado, será que tem como vc olhar isso?
valeuuu!!!

William Oliveira disse...

Olá, belo blog; pena que a maioria dos links esteja desativada. Vamos, ponha de novo por favor!
Abraço.

Sandi Hassa disse...

Serdecznie zapraszam na moje rozdanie ♥ Więcej informacji pod tym linkiem : http://sandra-lip.blogspot.com/2011/08/rozdanie.html

Pozdrawiam ♥

Unknown disse...

volta pro blog!!!

Jurubeka F. disse...

Voltei :)